O departamento financeiro é de extrema importância para uma empresa. Quanto maior é a organização, mais preocupações o gestor tem em relação a pagamentos, recebimentos e planejamentos do negócio. Empresas multinacionais, por exemplo, precisam lidar com questões complexas como variações nas taxas de câmbio e diferentes legislações ao redor do mundo.
Esse é um setor que executa funções delicadas na companhia e exige amplo conhecimento do profissional, assim como atualização sobre as mudanças na legislação. Quer compreender melhor como funciona essa área? É só continuar a leitura!
Qual é a função do departamento financeiro?
Esse setor é responsável por lidar com o dinheiro da empresa e as projeções para o futuro. Quem atua na área deve garantir que a organização tenha os recursos necessários para atingir os objetivos propostos.
A estrutura e as rotinas do departamento financeiro podem se diferenciar conforme o tamanho da companhia. Em uma microempresa, por exemplo, a atividade costuma ser realizada pelo proprietário. Já em uma organização de grande porte, é necessário estruturar o setor com gerente financeiro, analista e assistente.
Geralmente, as multinacionais são mais exigentes em relação à atividade e cobram a execução de variados relatórios para acompanhar os rendimentos da companhia, assim como as questões legais. Até porque o Brasil tem uma alta carga tributária que funciona de forma diferente dos outros países. Assim sendo, uma empresa maior precisa de profissionais extremamente capacitados.
Quais são as principais atribuições do setor?
Como mencionamos, o departamento financeiro é responsável por monitorar tudo que acontece com o dinheiro da empresa, assim como criar relatórios conforme o padrão exigido pelo negócio. Além dessas, outras relevantes atribuições podem ser conferidas abaixo. Acompanhe!
Gestão de riscos
Os profissionais são responsáveis por fazer a gestão de riscos da companhia. Isso quer dizer que eles precisam avaliar as principais ameaças do mercado, a variação cambial, as taxas de crédito e outras variáveis que podem interferir de forma positiva ou negativa no negócio.
Com essas informações, a equipe é capaz de fazer um diagnóstico e realizar ações para contornar a situação. Uma grande empresa que trabalha com exportações, por exemplo, precisa ficar atenta às variações do dólar. Afinal, os contratos são fechados com certa antecedência e, se a moeda subir ou cair muito, pode haver prejuízo para a organização.
Impostos
Em alguns casos, a companhia não tem uma área fiscal própria, e essa função recai sobre o departamento financeiro. Nesse caso, os profissionais precisam realizar os cálculos de impostos a pagar e verificar se a empresa está cumprindo com as exigências da legislação. Além disso, o gestor deve analisar se o regime tributário escolhido pelo negócio é favorável, ou se é melhor realizar uma mudança para evitar o pagamento de impostos desnecessários.
Planejamento financeiro
Além de acompanhar o que acontece durante o ano, os profissionais do departamento financeiro são responsáveis por fazer um planejamento de recursos para os próximos anos. Essa análise permite que o proprietário do negócio faça uma avaliação segura sobre se é melhor investir recursos para o crescimento da empresa ou reduzir os custos.
Percebeu como o departamento financeiro é importante para uma empresa? Quanto maior é a companhia, mais habilidades e conhecimentos são exigidos do profissional.
Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter e receba mais informações sobre as áreas de atuação do contador diretamente na sua caixa de entrada!