A inteligência artificial na contabilidade já é uma realidade no Brasil e no mundo. Essa é uma tecnologia revolucionária que transformou a rotina de inúmeras empresas que se mantêm atualizadas tecnologicamente, multiplicando sua eficiência e produtividade.
Se você quer saber como ela é utilizada na prática, bem como quais são os impactos na contabilidade, então confira a leitura deste artigo. Aqui listamos os 4 principais benefícios da utilização da inteligência artificial nos escritórios e empresas contábeis e explicamos como ela está remodelando esse ramo!
Como as empresas utilizam a inteligência artificial?
A inteligência artificial consiste na capacidade das máquinas simularem o raciocínio de um humano. Apesar delas ainda não serem capazes de pensar de forma idêntica ao homem, os computadores analisam um grande volume de dados rapidamente e com precisão.
Graças a essa qualidade, as empresas podem contar com a tecnologia para diferentes utilidades, como:
- machine learning: computadores aprendem sozinhos os comportamentos dos usuários;
- assistente pessoal: auxiliam os usuários em tarefas simples como agendamento de reuniões, horário de visitas, tempo de viagem etc;
- chatbots: reproduzem o comportamento humano no atendimento;
- recomendações personalizadas: recomendam produtos aos clientes baseando-se nas suas experiências e pesquisas;
- email: reconhecem automaticamente o que é spam ou tentativas de ataques e transferem essas mensagens para a lixeira.
Quais são os impactos da inteligência artificial na contabilidade?
1. Maior aproveitamento do tempo
Aplicativos que usam o machine learning replicam o comportamento humano no reconhecimento de nomes, numeração de documentos e avaliação da reação dos consumidores.
Isso faz com que o contador não se preocupe mais com atividades puramente burocráticas, estressantes e que tomam bastante tempo do trabalho. Como ele se dedicará mais às atividades mais importantes, há um melhor aproveitamento do tempo.
2. Atendimento de qualidade
Os chatbots e outras tecnologias de atendimento são fortes aliados para melhorar o relacionamento com o cliente. Permitem que a empresa forneça um suporte para o cliente em tempo integral, além de expandir os canais de comunicação para meios mais práticos, como o Messenger.
O melhor de tudo isso é que o atendimento não será robotizado, já que a inteligência artificial imita o comportamento humano e consegue interpretar diferentes mensagens dos clientes por computação cognitiva.
3. Formação de times de alta performance
Além de potencializar a produtividade da equipe com a automação de atividades burocráticas, os assistentes digitais auxiliarão suas tarefas ao consultar calendários, acionar alarmes, lembretes e outros recursos. Assim, eles não perderão prazos para envio das obrigações contábeis e compromissos.
A tecnologia também integra os dados do cliente, da empresa e do governo, o que torna a consulta e análise contábil mais práticas para o colaborador. Como se não bastasse, a tecnologia auxilia no desenvolvimento de estratégias, planejamentos e objetivos, já que se torna possível controlar um grande volume de dados rapidamente.
4. Criação de novas oportunidades de negócio
Com a tecnologia, os computadores são capazes de predizer cenários e situações com base nas informações passadas de fatores internos e externos do negócio. O gestor conseguirá mensurar a eficácia de estratégias de marketing e planos de ação antes de colocá-los em prática.
A inteligência artificial também pode identificar as oportunidades de negócios e simular cenários antecipadamente à sua adoção, assim o administrador sabe qual a decisão mais vantajosa possível para o sucesso empresarial.
Como a inteligência artificial deve remodelar a contabilidade?
O advento dessa tecnologia fez com que o profissional contábil despendesse menos tempo com atividades burocráticas, como cálculos de tributos, auditoria de lançamentos de entradas e saídas, agendamentos, controle de prazos etc.
O contador agora pode se dedicar a atividades complexas e gerar conteúdos relevantes para os clientes, como a elaboração de planejamentos, prestação de consultoria mais qualificada, auxílio na tomada de decisões, engajamento de clientes com a realização de eventos e muito mais.
Percebe-se que a inteligência artificial na contabilidade não veio para substituir o profissional, mas sim para auxiliá-lo em suas tarefas e fazer com que ele tenha mais tempo para exercer atividades que agreguem mais valor ao seu negócio!
Gostou do post? Compartilhe-o nas redes sociais que você mais usa!