Deixar de aplicar estratégias que aprimoram o relacionamento com o cliente é um grande erro para escritórios de contabilidade. Isso porque elas impactam diretamente nos resultados da empresa, o que consequentemente reflete em seu desenvolvimento.
Muitos gestores estruturam bem seus negócios e oferecem preços competitivos, porém não conseguem prospectar clientes ou fidelizá-los por não investir no contato com eles.
Nesta publicação, explicamos a importância do tema e, após, listamos as 5 melhores estratégias para fazê-lo. Continue a leitura e confira!
A importância de estreitar o relacionamento com o cliente
Em linhas gerais, é preciso ter em mente que a relação entre o escritório e o cliente deve ser estreita. Isso significa dizer que ela deve ser próxima e comunicativa. A atenção dos gestores fará com que o cliente se sinta conectado à empresa.
Todas essas ações geram a fidelização da clientela, o aumento da lucratividade, a estabilidade do faturamento e o estímulo a um boca a boca positivo — que são as avaliações e recomendações feitas entre familiares, amigos e conhecidos dos clientes.
Esses aspectos são voltados para melhorar o atendimento, com a finalidade de expandir a atuação do escritório no mercado e torná-lo referência em seu ramo de atuação. Faz-se importante lembrar que devem ser observadas as normas impostas pelo órgão fiscalizador da classe, o Conselho Regional de Contabilidade — CRC.
As 5 melhores práticas para aprimorar esse relacionamento
1. Investir no atendimento personalizado
Todas as pessoas gostam de ser tratadas como únicas, sendo ouvidas e compreendidas. Por essa razão, para que elas se sintam apreciadas pelo escritório, é preciso que o atendimento oferecido seja personalizado para cada um dos clientes.
Nesse sentido, colaboradores devem passar por um treinamento para que consigam identificar o comportamento dos clientes e adequar sua comunicação. Por exemplo, há pessoas que gostam de conversar com o profissional, enquanto outras preferem ter seus problemas resolvidos imediatamente.
2. Oferecer diferenciais em relação ao mercado
Diversos gestores acreditam que diferenciais em relação ao mercado se aplicam somente ao estabelecimento e ao produto ou serviço. Porém, é plenamente possível oferecer diferenciais no relacionamento com o cliente. Alguns exemplos práticos são:
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automatizar o atendimento por meio de assistentes virtuais;
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dar espaço para feedbacks;
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manter um contato humanizado e amigável.
3. Explorar o pós-venda
O pós-venda é um estágio da compra importante para trabalhar a fidelização do cliente. Pode-se melhorar o relacionamento no pós-venda realizando atos como:
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oferecer bom suporte técnico;
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enviar newsletter de interesse do cliente, com a devida autorização;
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pedir feedback sobre o serviço.
4. Investir na experiência do cliente
A experiência do cliente consiste em todo o processo que ele passa desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda. Ela pode ser aplicada diferentemente em diversas áreas de uma companhia, como no atendimento, no financeiro, no marketing etc.
Para que um escritório de contabilidade cresça e desenvolva-se, é excepcionalmente relevante que ele seja diferenciado e adequado conforme o perfil de cada cliente.
5. Ampliar os canais de comunicação
Há pouco tempo, os meios de comunicação entre as pessoas se limitavam a e-mail e telefone. Entretanto, atualmente, há inúmeros meios de contato que podem ser aproveitados para se comunicar melhor com o cliente e estreitar o relacionamento entre as partes:
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chat — o site do escritório deve ter um espaço dedicado à troca direta de mensagens;
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WhatsApp Business — além de permitir contato rápido, também oferece automação das conversas por meio de chatbots, que são capazes de tirar dúvidas de forma prática;
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Messenger — similar ao acima, é uma ferramenta do Facebook que também pode ser utilizada para se comunicar melhor com o cliente;
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Instagram — possibilita exposição de novos produtos e serviços, como também contato direto com os clientes.
As dicas expostas neste post permitirão que o relacionamento com o cliente seja aprimorado e, consequentemente, que o negócio se desenvolva mais rapidamente e de forma saudável. Nesse contexto, vale ressaltar que o esforço para melhor atender os clientes deve envolver todos os profissionais do escritório de contabilidade.
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