Se você está estudando Ciências contábeis ou se formou recentemente nesse curso, com certeza já ouviu falar do Exame de Suficiência do CFC e quer ser aprovado nele. Esse é o teste aplicado para que o técnico ou bacharel na área comprove que tem capacidade técnica para exercer a profissão.
Porém, fique tranquilo, neste post apresentamos o conteúdo de uma entrevista realizada com Maurício Fernando Pocopetz, professor da Cursos Módulos que traz as melhores estratégias para que você seja aprovado nesse exame. Aqui você encontrará o que é esse teste, como se preparar para ele e como a Cursos Módulos o ajudará nesse objetivo. Boa leitura.
O que é o Exame de Suficiência do CFC?
Conforme explica Maurício, o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade é uma avaliação que os bacharéis em ciências contábeis devem realizar obrigatoriamente para demonstrar que têm os conhecimentos técnicos necessários para exercer a profissão.
A prova é estruturada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e ela surgiu com a finalidade de melhorar o nível dos profissionais, pois é cobrado o conhecimento mínimo sobre a área.
Para ser aprovado no exame, os candidatos precisam acertar 25 das 50 questões da avaliação, esclarece o professor. No ano de 2010 a exigência da prova ficou suspensa por cerca de 2 anos, mas, em 2012, ela retornou e, desde então, é realizada duas vezes ao ano, geralmente em março e setembro, mas a data dependerá do calendário do CFC.
Conforme as diretrizes curriculares do Ministério da Cultura (MEC), a prova abrange os conhecimentos dados do primeiro ao último ano da faculdade. Os editais do exame demonstram os conteúdos que serão cobrados, de acordo com item 6 do edital do 2º exame de 2019, na prova foi cobrado:
- contabilidade geral;
- contabilidade de custos;
- contabilidade pública;
- contabilidade gerencial;
- controladoria;
- noções sobre direito e legisção;
- estatísticas e matemática financeira;
- teoria contábil;
- ética do contador;
- princípios contábeis e normas brasileiras de contabilidade;
- auditorias contábeis;
- perícias contábeis;
- língua portuguesa aplicada.
Como estudar para o Exame de Suficiência do CFC?
Maurício afirma que a probabilidade de o aluno não passar na prova é grande e, além disso, muitos acadêmicos cometem o erro de fazer o teste sem estudar.
Para ser aprovado é necessário que o aluno conheça o mínimo quanto às normas brasileiras de contabilidades, então se dedicar aos estudos é inevitável, diz Pocopetz. Para auxiliá-lo a ser aprovado, o professor traz cerca de 7 valiosas dicas. Veja-as a seguir.
1. Conheça as disciplinas que os candidatos mais erram
A primeira dica é saber as disciplinas que os candidatos mais cometem erros e reforçar o estudo nelas. Veja quais são essas matérias e o respectivo percentual de erros dos alunos:
- princípios e normas: 60,31%;
- contabilidade de custos: 59,26%;
- contabilidade geral: 59,18%;
- contabilidade gerencial: 58,79%;
- matemática financeira: 58,32%;
- contabilidade pública: 57,42%.
2. Prepare-se com antecedência
Durante sua experiência, o entrevistado percebeu que os alunos estão realizando as provas em um menor espaço de tempo. Por exemplo, já é possível observar alunos do quinto e sexto semestre da faculdade de Ciências Contábeis realizando as provas.
Por essa razão que o professor recomenda que o aluno se prepare com bastante antecedência e inicie sua preparação já no quinto período. A maior parte do conhecimento cobrado no exame já foi estudada pelos alunos desse período, o que significa que ele já tem capacidade de responder metade da prova.
Curiosamente, o candidato aprovado no exame recebia um certificado para tirar o CFC. O documento tinha um prazo de validade de 2 anos e o aluno precisava fazer uma nova prova se não tirasse o CFC nesse limite de tempo. Porém, atualmente, o limite de prazo não existe mais.
3. Treine e controle o tempo das questões
Outra dica importante do professor é gerenciar o tempo das questões, ou seja, o aluno não deve levar muito tempo para responder cada pergunta da prova. Nesse caso também é necessário controlar a ansiedade antes de fazer a avaliação.
4. Crie estratégias para leitura das questões
Maurício diz que muitos alunos erram pela dificuldade para interpretar as questões. Por exemplo, a pergunta trata de um determinado assunto, mas o aluno não capta seu objetivo e a resolve de forma errada. Nesse caso, é preciso ter calma no momento da prova e solucionar as provas passadas e conferir as respostas para se acostumar com o estilo da prova.
5. Fazer as provas anteriores
Ainda de acordo com o professor, fazer as provas anteriores é uma das principais estratégias que permite treinar a leitura, interpretação das questões e forma de resolver a avaliação. Além disso, há questões que caem de forma semelhante nos testes, fazendo com que o aluno se acostume com o processo.
6. Escolha o curso adequado para seu perfil
Existem treinamentos extensos que têm até 80 horas, eles são recomendados para quem está há algum tempo fora do mercado, não atuam diretamente nele ou precisam se atualizar.
Por outro lado, há outros mais curtos denominados Super Revisão da Prova. Eles têm duração de até 16 horas/aula e são adequados para as pessoas que ainda têm os conceitos contábeis frescos, esclareceu Maurício.
7. Faça um curso e estude em casa
O professor diz que, na maioria das vezes, o curso não fará o aluno ser aprovado. Por isso, também é fundamental estudar em casa e por conta própria. Lembre-se que não é preciso ser expert em todos os assuntos, mas é crucial se dedicar aos estudos.
Como a Cursos Módulos pode me ajuda a passar no exame?
As aulas da Cursos Módulos são ministradas pelo Professor Maurício e há programas de Super Revisão que duram cerca de 16 horas. Primeiro, ele dá dicas de como montar provas, ensina a controlar o tempo para cada questão, a melhor forma de leitura, entre outras questões afins.
Em um segundo momento, o curso foca na resolução de questões, pois solucionar as questões de provas passadas é fundamental para ter condições mínimas para realizar as avaliações.
O objetivo do curso não é acertar a prova completamente, mas fazer com que o acadêmico entenda os conceitos necessários para ser aprovado. Por exemplo, nos testes passados haviam questões de uma norma chamada artigo biológico, em que o professor explicará a maioria dos conceitos sobre o artigo, auxiliando na resolução dos próximos exames.
Vantagens de fazer o preparatório na Cursos Módulos
A Cursos Módulos traz vários diferenciais em relação a outros, como a seriedade do projeto, pois o professor se preocupa com a aprovação dos alunos. Além disso, os métodos aplicados são mais eficazes, pois fornecem conceitos para que os estudantes tenham condições de responder as questões, explica Maurício.
Muitas vezes, os alunos não são aprovados no Exame de Suficiência do CFC por estudarem de forma ineficiente. De nada adianta decorar as questões, pois as provas mudam a cada exame. Para maximizar a probabilidade de sucesso, é fundamental realizar um curso adequado e focado nos conceitos.
Entre em contato conosco da Cursos Módulos e receba as melhores aulas para passar de primeira no exame!