Muitos gestores tratam as áreas de departamento pessoal e recursos humanos como sinônimos. Entretanto, isso pode causar confusão entre as funções e acabar prejudicando o trabalho dos colaboradores, já que elas funcionam de formas diferentes e têm tarefas distintas.
Apesar de existir uma ligação entre os dois setores, é preciso dividir bem as tarefas entre eles para que operem com produtividade, eficiência, e com o mínimo de gargalos no fluxo de trabalho. Neste artigo, explicamos o que são os dois departamentos, suas diferenças e qual sua importância para a empresa. Confira!
Como funciona e quais são as tarefas do departamento pessoal (DP)?
O departamento pessoal consiste na administração de pessoal em atividades específicas e que envolvem a parte burocrática da empresa (relativa a legislação trabalhista e previdenciária), como contratações, pagamentos de salários, férias, licenças, rescisões contratuais etc. Confira a seguir as subdivisões do DP.
Admissão de pessoal
Tem como objetivo cuidar de todo o procedimento de integração do candidato contratado pela empresa em relação à parte jurídica e administrativa. Este processo começa na busca do profissional e vai até a sua adequação ao cargo.
Compensação de pessoal
Cuida dos processos necessários enquanto o colaborador labora na empresa, como pagamento do salário e dos benefícios, monitoramento da frequência, elaboração da folha de pagamento e recolhimento de tributos.
Desligamento de pessoal
São os procedimentos relativos ao desligamento de cada colaborador. Abrange o encerramento do contrato de trabalho, pagamento dos direitos e comunicação da empresa junto aos órgãos oficiais (sindicato dos trabalhadores, justiça do trabalho etc.).
Como funciona e quais são as tarefas do departamento de recursos humanos (RH)?
Esse é um setor que aplica habilidades, métodos, estratégias, políticas e práticas que têm a finalidade de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.
Diferentemente do DP, as suas tarefas não são burocráticas, mas têm com objetivo básico de desenvolver o colaborador, alinhá-lo às diretrizes e estratégias da organização, aumentar sua produtividade, reter os talentos da empresa etc. Para entender melhor, veja como se subdividem as tarefas do setor.
Recrutamento e seleção de pessoal
Consiste em todo procedimento para identificação dos profissionais com perfil mais adequado para cada função. O RH realiza análise de currículos, marca entrevistas, faz testes e prepara dinâmicas de grupo para avaliar as capacidades, competências e experiências de cada candidato.
Políticas de gestão
O setor estabelece as regras para que as funções desempenhadas pelos colaboradores sejam conforme os objetivos desejados pela empresa. Funcionam tanto como guia que solucionam as dúvidas do pessoal, como um estatuto a ser seguido.
Treinamentos e desenvolvimentos
São os programas que objetivam a capacitação e o treinamento do colaborador para que ele possa desempenhar suas atividades com melhor maestria e produtividade. Isso é importante porque mantém o profissional atualizado, mais apto ao trabalho e satisfeito com a empresa, o que potencializa a sua retenção.
Avaliação de melhorias
A avaliação de melhorias é uma atividade interligada à qualidade de vida no ambiente de trabalho. Os responsáveis estudarão a implantação de inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais que estejam alinhadas à cultura organizacional, sempre objetivando o bem-estar do pessoal.
Qual a importância das áreas de departamento pessoal e recursos humanos na empresa?
Ambas as áreas são de importância intrínseca para o negócio. Enquanto o DP não pode ser negligenciado para a empresa não sofrer com penalidades legais pelo descumprimento da legislação, o RH maximizará a eficiência do colaborador, fará sua retenção e o capacitará.
É importante que ambos setores sejam próximos e tenham uma boa comunicação, pois a boa execução de tarefas de um depende do outro. Por exemplo, a concessão de benefícios que reterá o colaborador é definida pelo RH, mas é o DP que avaliará a sua viabilidade, fará o pagamento na prática e comunicará os órgãos competentes.
Para o bom cumprimento da legislação e efetiva retenção de colaboradores, é preciso que o gestor saiba quais são as tarefas do departamento pessoal e de recursos humanos, como diferenciá-las e setorizá-las!
Acesse e siga nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, Google+ e Instagram!