Gerenciamento de tempo: confira 5 dicas para aplicar no dia a dia

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  • 11/04/2019

Gerenciamento de tempo: confira 5 dicas para aplicar no dia a dia

Um dos maiores desafios da gestão moderna é o gerenciamento de tempo, seja para o gestor de uma empresa, seja de um escritório ou profissional liberal. Devido ao acúmulo de funções, de tarefas longas ou de atividades burocráticas, é comum que profissionais encontrem dificuldades em cumprir seus compromissos a tempo.

A boa notícia é que há técnicas específicas para solucionar esse problema, e sem reduzir a qualidade de trabalho ou a sua receita. Quer saber quais são elas? Então, continue lendo e confira a importância dessa gestão de tempo e as 5 melhores dicas para fazê-la!

O que é, de fato, o gerenciamento de tempo?

Basicamente, trata-se de um processo de planejamento e execução para controlar a quantidade de tempo necessária para cada tarefa. Seu objetivo é fazer com que o profissional consiga realizar todas as suas atividades dentro do prazo.

Sem esse gerenciamento, gasta-se muito mais tempo que o necessário em atividades, procrastinando e até acumulando tarefas. Tudo isso gera problemas no trabalho e na vida pessoal. Por outro lado, com um gerenciamento adequado do tempo garante-se inúmeros benefícios, como:

  • cumprimento de prazos;
  • desenvolvimento profissional;
  • melhor relacionamento e satisfação do cliente;
  • melhoria da imagem profissional;
  • aprimoramento da qualidade de vida;
  • menos erros e retrabalho;
  • mais tempo livre para aproveitar horas de lazer, trabalhar mais ou se profissionalizar.

Quais são dicas para fazer esse gerenciamento?

1. Usar a tecnologia

A tecnologia está presente em quase todos os aspectos de nossas vidas, mas no âmbito profissional ela tem um papel crucial para o sucesso. Atualmente, existem vários aplicativos que auxiliam o gestor nesse sentido:

  • HabitBull — você cadastra aqui as suas atividades e hábitos, que são monitorados para identificar quais deles vêm tomando mais do seu tempo;
  • GoogleKeep — permite registrar atividades por fotografias, gravações, listas e anotações para você fazer uma gestão precisa;
  • AnyDo — ideal para concentrar várias tarefas em um lugar, permite sincronizar seus dados e tarefas;
  • Organizze — facilita o controle financeiro e a gestão de metas, como também permite criar gráficos com essas informações.

2. Planejar seus dias e semanas

O primeiro passo para fazer um bom gerenciamento do tempo é criar um planejamento das suas atividades diárias e semanais. Anote a sua rotina de atividades diárias — sempre reservando tempo exclusivo para realizá-las — e crie um cronograma com seus compromissos e prazos finais de cada semana e mês. Lembre-se também de deixar um espaço reservado para imprevistos, que sempre aparecem.

3. Fugir da procrastinação

A procrastinação é mesmo um entrave difícil de contornar. Muitas vezes, o profissional desanima ao se deparar com uma pilha de papéis e uma agenda lotada, principalmente durante uma rotina cansativa e estressante, o que gera um efeito bola de neve. Por isso, é fundamental fazer um bom planejamento para não deixar essas atividades se acumularem.

4. Ter um checklist

Ter uma lista de verificações pode ser de grande ajuda para se organizar melhor na rotina de trabalho. Para isso, você pode usar planilhas no Excel ou aplicativos próprios — o importante é que você consiga uma visão geral das suas atividades, definindo prioridades e planejando o cumprimento de cada uma delas.

5. Utilizar o método KanBan

KanBan é uma metodologia de linha de produção desenvolvimento para impulsionar a eficiência e a produtividade de um negócio. Na prática, utiliza-se um quadro (que pode ser físico ou digital) dividido em etapas, como:

  • “tarefas a fazer”;
  • “planejamento”;
  • “teste”;
  • “entrega”;
  • “finalizado”.

As tarefas são anotadas em cartões e alocadas no quadro conforme a parte do desenvolvimento que se encontra. Assim, você saberá exatamente o que está em cada estágio de produção, o que evita o acúmulo de tarefas e facilita o cumprimento dos prazos.

Enfim, o gerenciamento de tempo é fundamental para qualquer pessoa. Aplicando as dicas aqui explicadas, você conseguirá aumentar a sua produtividade, cumprir os prazos e crescer profissionalmente — ainda tendo tempo livre para outras atividades!

Gostou do nosso post? Então, confira também outras 5 dicas para otimizar suas rotinas contábeis!

Tags: rotinas


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