A carreira contábil oferece muitas oportunidades de realização para aqueles que gostam e buscam desenvolver-se na área, pois a contabilidade é uma profissão que sempre estará presente nas organizações, sejam públicas ou privadas, tenham fins lucrativos ou não.
Este será o tema deste post: você saberá o que é um plano de carreira, o perfil do contador e as especialidades a que ele pode se dedicar, bem como algumas dicas para crescer e se desenvolver no ofício. Confira!
O que é um plano de carreira
Um plano de carreira nada mais é que um conjunto de metas voltado ao crescimento profissional. Ele pode já estar desenhado numa empresa, mas nos dias de hoje são igualmente importantes as ações e iniciativas individuais direcionadas a esse objetivo.
Através de um bom planejamento, você poderá realizar-se em seu ofício, assumir postos mais complexos e de maior responsabilidade, conquistar vantagens financeiras (maiores salários) e alcançar a desejável satisfação em seu trabalho.
Perfil do contador e suas especializações
O contador lida com números, cálculos, análises econômicas, interpretação de procedimentos legais, elaboração e divulgação de informações etc. Sendo assim, podemos destacar os seguintes elementos que moldam o perfil desse profissional.
- facilidade de comunicação (oral e escrita);
- raciocínio lógico-matemático bem desenvolvido;
- capacidade de pensar com conceitos abstratos;
- disposição para os estudos e atualizações constantes.
Quanto às áreas na contabilidade nas quais você poderá se especializar, podemos citar as que seguem:
Controller
O gerente de controladoria (controller) é um profissional altamente qualificado, responsável pelo gerenciamento do patrimônio, das finanças e dos rumos econômicos da empresa. Mediante uso de diversas informações e indicadores, ele traça planos e caminhos a serem seguidos — por isso, trata-se de um elemento chave na organização.
Auditoria
Cuida da correção (exatidão) dos registros contábeis numa instituição, assim como de sua adequação (atendimento) às exigências legais, contratuais e de órgãos de classe, como o CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Ela se divide em duas especialidades: auditoria interna e auditoria externa ou independente.
Análise de balanços
Efetua uma análise dos principais demonstrativos contábeis — Balanço Patrimonial, Demonstrativos de Resultado, Fluxos de Caixa etc. —, com o objetivo de apurar cenários e tendências do empreendimento, mediante apuração de índices diversos (de liquidez, lucratividade, rotação de estoques, dentre vários outros).
Consultoria contábil
Assessoria fornecida a outros profissionais ou empreendedores, a fim de apoiar suas decisões: cortar custos e despesas, investir em máquinas e equipamentos, ampliar seus estabelecimentos, medidas para aumentar a lucratividade, escolha do melhor regime de tributação etc.
Dicas para se desenvolver na carreira contábil
Como em qualquer outra profissão, o especialista em contabilidade é alguém que investe muito tempo e recursos em sua formação, e isso de forma contínua. Acompanhe, então, algumas dicas que selecionamos para você crescer em sua escolha profissional.
Manter-se atualizado com a legislação
A legislação tributária, comercial e trabalhista em nosso país altera-se praticamente todos os dias. Desse modo, mantenha-se sempre informado sobre o assunto, acompanhando as principais mudanças que impactarão suas rotinas.
Acompanhar o desenvolvimento tecnológico
Não basta ter domínio sobre as teorias e técnicas contábeis. Você deve familiarizar-se com os recursos tecnológicos disponibilizados à sua ocupação: sistemas integrados de softwares, computação nas nuvens, inteligência artificial. O que hoje é moderníssimo, amanhã estará obsoleto.
Investir em língua estrangeira
A habilidade em comunicar-se numa língua estrangeira de uso global — o inglês, por exemplo — permitirá que você participe de seminários internacionais, tenha acesso à literatura (livros técnicos) produzida em quase todo o planeta. Além disso, abrirá as portas para as melhores oportunidades de emprego, como uma vaga numa empresa multinacional.
Aprofundar-se nas áreas correlatas
A parte burocrática da contabilidade — escrituração e elaboração de relatórios e demonstrativos — é executada de forma automática, por meros auxiliares. Então, procure ser um contador com mentalidade gerencial: aquele que apoiará os tomadores de decisão com sugestões valiosas. Para tanto, você precisará se aprofundar igualmente nas áreas afins, como Administração de Empresas e Economia.
Agora que você já conhece algumas estratégias para se desenvolver na carreira contábil, ponha-as em prática e procure se informar ainda mais. E compartilhe este post nas redes sociais, pois ele poderá ser útil a muitos outros colegas que estão iniciando na profissão. Até breve!