O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) disponibilizou aos partidos e candidatos nas eleições de 2024 o Guia Prático de Contabilidade Eleitoral, uma vez que o prazo para prestação de contas à Justiça Eleitoral se encerra no próximo dia 5 de novembro. Por meio deste guia, os partidos e candidatos poderão fazer um trabalho focado na transparência e conformidade na gestão dos recursos da companhia.
A publicação tem como objetivo capacitar os contadores e fornecer à sociedade um guia para acompanhar o uso desses recursos às campanhas, reforçando o papel dos cidadãos no monitoramento dos gastos públicos.
Aprovado pelo Congresso Nacional, com o financiamento das campanhas eleitorais municipais de 2024, o papel dos contadores tornou-se ainda mais importante, já que tanto os partidos, quanto os candidatos, devem prestar contas desses recursos à população e o profissional contábil assume essa responsabilidade.
Segundo a Resolução nº 23.607, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que regula a arrecadação e os gastos de campanha, a prestação de contas é obrigatória para todos os candidatos e partidos e, nesse contexto, o CRCSP, por meio de seu Grupo de Trabalho de Contabilidade Eleitoral, elaborou este guia orientativo.
Para acessar o Guia Prático de Contabilidade Eleitoral, basta acessar o portal do CRCSP.
A entidade reforça que o envolvimento do profissional contábil é uma garantia de que as eleições sejam conduzidas de forma justa e transparente, assegurando o direito da sociedade à participação plena no processo democrático.
Com informações do Ink Comunicação