INSS começa a convocar beneficiários do BPC para passar por pente-fino; veja como contato é feito

  • 02/08/2024

Nesta quinta-feira (1º) o Instituto Nacional do Seguro Social passou a convocar os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do auxílio-doença para passarem por revisão.

A convocação dos beneficiários está sendo feita por meio de mensagens enviadas por “pushs”, tecnologia usada para enviar mensagens, aos cidadãos, que também pode vir pela rede bancária ou por SMS.

Os beneficiários que ainda não receberam o alerta do Instituto podem conferir se o benefício irá passar pelo pente-fino acessando o aplicativo ou site Meu INSS. Já está disponível a lista dos beneficiários.

A consulta será realizada em lotes, com uso do CPF, por meio do app ou site Meu INSS. Não será necessário o usuário ter login e senha e, por conta da inclusão de novos lotes, é fundamental que o cidadão verifique com frequência se o CPF está na lista.

É importante informar que o beneficiário deverá comprovar a renda familiar por pessoa de até um quarto do salário mínimo.

No primeiro lote de revisão, serão convocados 505.018 pessoas para atualizarem o Cadastro Único (CadÚnico) no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município.

A atualização cadastral deve ser feita dentro de um prazo de até 45 dias, para cidades com até 50 mil pessoas, e até 90 dias em municípios com mais de 50 mil habitantes.

Lembrando que os beneficiários que não se recadastrar terão o benefício bloqueado e será dado mais 30 dias para a regularização, do contrário, haverá corte.

As portaria que tratam das regras para revisão do BPC dividem-se em duas:

  1. Prazos para suspensão e corte do benefício em caso de informações desatualizadas no CadÚnico há mais de 48 meses;

  2. Regras específicas sobre concessão, solicitação, manutenção e revisão. A novidade é que a partir de 1º de setembro os beneficiários terão biometria registrada nos cadastros do governo para ter a renda.

Para os beneficiários do auxílio-doença a convocação está sendo feita por pushs pelo Meu INSS, pela Central de Atendimento 135 com o número (11) 2135-0135, carta enviada pelos Correios, SMS, rede bancária ou até mesmo em publicação de edital no Diário Oficial da União (DOU).

Com informações da Folha de S. Paulo

Fonte: Contabeis.com.br



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