STF julga se Congresso está sendo omisso na regulamentação que protege trabalhadores contra automação

  • 26/08/2024

Na última quinta-feira (22), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento de uma ação em que se discute se há omissão ou não por parte do Congresso Nacional em regulamentar dispositivo que prevê direito social de trabalhadores urbanos e rurais à proteção frente à automação.

Na sessão do julgamento, o ministro Luís Roberto Barroso apresentou o relatório, o resumo do que está em discussão e ouviu a sustentação do advogado Ricardo Quintas Carneiro, representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que é parte interessada no processo.

Na ocasião, o advogado afirmou que o uso de máquinas e robôs comandados por inteligência artificial vai automatizar diversos tipos de emprego, movimento que cresceu com a pandemia de Covid-19 e aumentou a competitividade e fechou postos de trabalho.

"A CUT espera que o STF trace os necessários limites para que a ordem constitucional e o arranjo de equilíbrio entre capital, trabalho, tecnologia e Estado sejam preservados nos moldes da Constituição de 1988, com a prevalência do trabalho humano e decente", afirmou.

Apesar do desenrolar do caso, a votação será feita em uma outra oportunidade.

Vale destacar que a matéria é objeto da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 73, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que, segundo a Constituição Federal lista, entre os direitos do trabalhadores, a “proteção em face da automação, na forma de lei”.

A Procuradoria traz como argumento que não há lei sobre o tema e, por esse motivo, pede ao STF fixar um prazo razoável para que o Poder Legislativo possa regulamentar esse direito.

A CUT defende a necessidade de regulamentação e, segundo o representante da entidade, busca-se o debate e a determinação dos padrões e das políticas que protegem o trabalho humano.

Além disso, o representante entende que isso deve ser devidamente regulamentado sob pena de permitir demissões em massa, contribuir para a precarização da mão de obra e também para o colapso do sistema de seguridade social do país.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Agência Brasil

Fonte: Contabeis.com.br



Plataforma ModulosPlay R$109,90
Experimente também:
logo ModulosPlay ModulosPlay

A plataforma de assinatura de Cursos Online. Tenha acesso a mais de 2.000 horas de cursos a distância com certificado digital. Planos a partir de R$ 109,90. Confira e teste gratuitamente a plataforma:

Saiba Mais Acesse Já

Cursos Relacionados

Newsletter

Receba nossa Newsletter

Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber e-mails da Cursos Módulos com informativos de cursos, agendas e promoções.
Tags Populares

Sobre Nós

Somos uma empresa que apoia o desenvolvimento profissional, e estamos em pleno processo de expansão e aproximando-se da liderança em cursos e treinamentos no país.

Newsletter

Receba nossa Agenda Mensal

Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber e-mails da Cursos Módulos com informativos de cursos, agendas e promoções.

Nossos Contatos

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2729
Torre Brigadeiro - Conjuntos 1301 a 1307
São Paulo - SP

2025 © Copyright - Todos os direitos reservados
M&D CURSOS E TREINAMENTOS, CONSULTA, ARMAZENAMENTOS E PROCESSOS DE DADOS LTDA - EPP
CNPJ 20.666.918/0001-81 / D-U-N-S® Number 903422386