Usuários relatam nova falha ao tentar acessar o e-CAC

  • 28/08/2025

Nos últimos dias, usuários em todo o país têm relatado problemas frequentes ao tentar acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), plataforma da Receita Federal utilizada para a entrega de obrigações como DCTFWeb, consulta de situação fiscal e emissão de guias. O site Downdetector registrou picos de mais de 170 notificações de falhas em menos de 24 horas, sendo a maior parte relacionada ao acesso via website (74%), seguida por erros de login (25%) e, em menor número, pelo aplicativo móvel (1%).

Nas redes sociais e no Fórum Contáeis, diversos profissionais demonstraram insatisfação com a instabilidade do sistema. Entre os relatos, usuários apontam que o problema ocorre principalmente ao tentar acesso, enquanto alguns conseguiram contornar a falha por meio de outros provedores ou navegadores com VPN ativada, como o Opera e Proton VPN. Comentários recorrentes revelam a frustração dos contadores: “Desde sexta-feira (22/08) não consigo acessar”,. Outros usuários reforçam que o sistema “Desde semana passada deste jeito. em algum momento consegue acessar mas depois para todos serviços. lamentavel” .

Além disso, um comentário no Fórum chamou atenção ao destacar que um serviço tão essencial levanta uma preocupação maior sobre a capacidade da Receita Federal do Brasil de gerir seus sistemas digitais. Segundo a crítica, “é contraditório pensar em reformas estruturais, como a reforma tributária, que depende de sistemas robustos e eficientes, enquanto o sistema atual já não atende à demanda e à estabilidade mínima necessária”.

De acordo com os comentários observados no site Downdetector a instabilidade ocorre pelo menos desde o dia 21 de agosto. 

Diante disso, contribuintes têm buscado alternativas para não perder prazos, como a emissão de guias diretamente pela situação fiscal no portal da Receita. Entretanto, a recorrência das falhas no e-CAC gera preocupação, especialmente em períodos de entrega de obrigações acessórias. 

Até o momento, não houve comunicado oficial da Receita Federal esclarecendo a origem do problema ou previsão de normalização definitiva do acesso. Profissionais da área contábil seguem em alerta, buscando soluções temporárias enquanto aguardam a estabilidade do sistema.

Fonte: Portal Contábeis



Plataforma ModulosPlay R$109,90
Experimente também:
logo ModulosPlay ModulosPlay

A plataforma de assinatura de Cursos Online. Tenha acesso a mais de 2.000 horas de cursos a distância com certificado digital. Planos a partir de R$ 109,90. Confira e teste gratuitamente a plataforma:

Saiba Mais Acesse Já

Cursos Relacionados

Newsletter

Receba nossa Newsletter

Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber e-mails da Cursos Módulos com informativos de cursos, agendas e promoções.
Tags Populares

Sobre Nós

Somos uma empresa que apoia o desenvolvimento profissional, e estamos em pleno processo de expansão e aproximando-se da liderança em cursos e treinamentos no país.

Newsletter

Receba nossa Agenda Mensal

Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber e-mails da Cursos Módulos com informativos de cursos, agendas e promoções.

Nossos Contatos

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2729
Torre Brigadeiro - Conjuntos 1301 a 1307
São Paulo - SP

2025 © Copyright - Todos os direitos reservados
M&D CURSOS E TREINAMENTOS, CONSULTA, ARMAZENAMENTOS E PROCESSOS DE DADOS LTDA - EPP
CNPJ 20.666.918/0001-81 / D-U-N-S® Number 903422386