Digital skills: confira quais são as habilidades tecnológicas em alta no mercado de trabalho

  • 25/03/2023

Uma pesquisa realizada pela AND Digital, empresa europeia de capacitação em digital skills no mundo todo, revelou que mais de 80% dos diretores de empresas admitem que a falta de habilidades digitais tem impacto negativo sobre sua empresa. 

O dado reforça que o desejo de lideranças em promover a transformação digital em suas companhias nem sempre vem acompanhado de mudanças no perfil profissional dos funcionários.

Ganhar habilidades digitais – isto é, ter competências técnicas que envolvem tecnologias para aplicar no cotidiano do trabalho –, significa acompanhar o ritmo das mudanças que vai mudar a cara das empresas nos próximos anos.

São consideradas como digital skills os conhecimentos como leitura e análise de dados, interação com inteligência artificial ou até o básico em robótica que diminuem em 59% as chances de alguém perder o emprego, mostrou uma pesquisa feita no Reino Unido. 

Quem deve aprender

E isso não tem a ver só com quem trabalha na área de tecnologia. O tema já está em expansão para equipes de marketing, RH, finanças. Logo, é aí que está o pulo do gato para o futuro das carreiras profissionais nos próximos anos, um processo que ficou evidente com a chegada do ChatGPT e o advento da inteligência artificial.

“Enxergamos um movimento em que empresas, universidades e escolas terão que capacitar as pessoas para um outro tipo de trabalho, que envolve a combinação do homem com a máquina”, diz a diretora da prática de talentos e organização da Accenture, Luciana Lutaif.

Indústria, finanças, recursos humanos, advocacia e marketing são as áreas apontadas como aquelas que estão mais investindo nessa transformação digital para realizar processos operacionais. E que, portanto, vão exigir profissionais mais antenados e “digitalizados”. 

“A automação pode liberar os profissionais para realizar tarefas mais complexas e estratégicas, que exigem habilidades humanas, como criatividade, julgamento e tomada de decisão”, diz o sócio de consultoria em capital humano na Deloitte, Luis Barosa.

Reconhecimento e retenção de talentos

A maioria das pessoas que devem ajudar nessa transformação digital não virão de fora, segundo os especialistas, mas da força de trabalho contratada formalmente. Ainda que uma reação inicial possa ser tercerizar ou contratar temporariamente pessoas com as habilidades necessárias, ter profissionais capacitados dentro das empresas é o que vai sustentar a mudança. 

Além disso, esse é um importante fator de retenção de talentos, já que a possibilidade de crescer e de ganhar habilidades dentro da empresa é altamente valorizada pelos profissionais brasileiros. Um relatório da consultoria de head hunting, Korn Ferry, mostra que a retenção de trabalhadores é 34% maior quando os profissionais têm essas oportunidades.

Como incluir digital skills no currículo

O Global Digital Skills Index 2022, levantamento da Salesforce, empresa norte-americana de softwares, mostrou que somente 28% dos trabalhadores do mundo todo estão ativamente envolvidos em aprender digital skills, sendo que 76% deles sentem que não têm os recursos necessários para desenvolver essas habilidades.

Se o seu empregador oferecer cursos ou plataformas nas quais você pode se capacitar em habilidades digitais, busque aproveitar esses recursos. Entre em contato com a tecnologia que você quer entender melhor e use o conhecimento teórico adquirido no seu cotidiano profissional.

“O aprendizado se torna muito mais efetivo quando a pessoa consegue aplicar no seu trabalho a ferramenta para a qual ela se capacitou ou, ainda, transitar entre as áreas da empresa para ver como as habilidades que você obteve podem se aplicar a diferentes contextos”, diz Lutaif.

Mesmo com essas oportunidades, ainda é importante que o profissional tome a frente no desenvolvimento dos suas digital skills. 

“Você não precisa do apoio do seu empregador para se desenvolver e colocar o conhecimento em prática, mas precisa aprender algo que faça sentido com o dia a dia do seu trabalho”, explica o COO e cofundador do Grupo Alura, Adriano Almeida.

Caso a sua empresa não ofereça ferramentas de aprendizagem, obter certificações, fazer cursos presenciais e online ou assistir vídeo-aulas no Youtube – claro, de professores qualificados – podem ser alternativas para atualizar seu rol de competências digitais.

Digital skills em demanda

De acordo com os profissionais consultados pela Forbes, todas as carreiras podem se beneficiar de funcionários com digital skills, apesar de algumas competências serem mais demandadas pelo mercado. Elas são:

Análise de dados: as tecnologias que permeiam nossas realidades são construídas com base em dados. É por isso que, com um uso mais constante delas, cada vez mais vamos ter que conseguir entender o que esses dados significam, a importância deles e como eles podem ser traduzidos em ideias e ações. Nos negócios, ainda, eles são importantes para comunicar ideias, construir estratégias e analisar resultados de decisões tomadas.

Programação básica e robótica: ter essa digital skill não significa que você saberá escrever e código, mas sim, entender como as tecnologias com as quais você trabalha são formadas e saber dar comandos básicos para que elas façam aquilo para que foram programadas.

Operação de máquinas: saber usar o sistema tecnológico implantado em uma máquina que a possibilita fazer tarefas que antes eram feitas manualmente.

Segurança da informação: se proteger de ciberataques é uma preocupação de muitas empresas incluídas no cenário digital. Antivírus e outras tecnologias não são suficientes para fazer essa proteção se os seus funcionários não souberem se comportar no ambiente digital de forma segura. 

Logo, eles devem saber identificar potenciais ameaças de roubo de informações, em que plataformas podem navegar, como proteger senhas, como identificar informações falsas e que softwares e meios de comunicação devem usar dependendo do nível de sensibilidade da informação com a qual trabalham.

Conhecimentos em inteligência artificial: com o lançamento da IA generativa, saber dar comandos e fazer perguntas se tornou uma competência importante de saber. Ainda, saber usar as funcionalidades da IA em tarefas operacionais e em união com outros sistemas que você usa no trabalho é fundamental para tornar mais eficiente a implementação dessa tecnologia.

Com informações Forbes

Fonte: Contabeis.com.br



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